Não suprimir as aflições | Ringu Tulku

 

“Seguindo os ensinamentos Vajrayana, não abandonamos nem rejeitamos nada; em vez disso, utilizamos o que quer que apareça. Olhamos nossas emoções negativas e as aceitamos pelo que são. Então relaxamos nesse estado de aceitação. Usando a própria aflição, ela é transformada e transmutada em algo positivo, em sua verdadeira face.

Quando, por exemplo, surge raiva ou desejo intensos, um praticante Vajrayana não tem medo. No lugar disso, ele ou ela seguiriam as instruções que dizem o seguinte: tenha a coragem de se expor às suas emoções. Não rejeite nem suprima, mas também não as siga. Apenas olhe para sua emoção, olho no olho, e tente relaxar dentro da própria emoção.

Não há confronto envolvido. Você não faz nada. Permanecendo desapegado, você nem é carregado pelo emoção nem a rejeita como algo negativo. Então, você pode olhar para suas aflições quase casualmente e até se divertir com isso.

Quando se vai nosso hábito de magnificar nossos sentimentos e a fascinação resultante disso, não haverá nenhuma negatividade e nenhum combustível. Podemos relaxar dentro disso. O que estamos tentando fazer, portanto, é lidar de modo hábil e sutil com nossas emoções. Isso em grande parte equivale à habilidade de exercer a disciplina.”

Ringu Tulku 

RT1Ringu Tulku Rinpoche é um eminente mestre budista da escola Kagyu e muito estimado nos centros do Dharma espalhados por todo o mundo, pela sua erudição e pelo estilo comunicativo dos seus ensinamentos que são dados em inglês. Foi treinado em todas as escolas do budismo tibetano por muitos grandes mestres, como SS 16° Gyalwang Karmapa e SE Dilgo Khyentse Rinpoche.

Completou sua educação formal no Instituto Namgyal de Tibetologia, no Sikkim e na Universidade Sampurnananda de Sânscrito, na Índia. Serviu como escritor de textos tibetanos e professor de Estudos Tibetanos no Sikkim por 25 anos.

Desde 1990 tem viajado para dar ensinamentos budistas e meditação na Europa, América, Canadá, Austrália e Ásia. Participa de de vários diálgos interreligiosos e dos diálogos “Ciência e Budismo” e é autor de diversos livros sobre tópicos budistas, entre eles Path to Buddhahood, Daring Steps, The Ri-me Philosophy of Jamgon Kongtrul the Great, Confusion Arises as Wisdom, a série Lazy Lama e a série Heart Wisdom, assim como vários livros infantis, disponíveis em tibetano e várias línguas ocidentais.

Ringu Tulku Rinpoche é muito conhecido entre os estudantes ocidentais pelo seu excelente domínio do inglês, seu senso de humor, vasto conhecimento e pela sua maneira simples e direta de compartilhar a sabedoria budista. 


Leia também: 

Uma psicologia budista | Como Lidar com Emoções Destrutivas

Emoções Perturbadoras: Os remédios. | Matthieu Ricard

Palestra: O trabalho com as emoções negativas na vida diária | Robina Courtin.

Perspectivas Budistas e Psicológicas sobre as Emoções e o Bem-Estar

Como cultivar o Equilíbrio Emocional?

Administrar pensamentos e emoções | Matthieu Ricard

Amanhecer da sabedoria. | Dzongsar Khyentse Rinpoche

Comentarios:

comments